Sake por R$ 2,80
Essa loja é a Ponshu Kan, tradicional casa que comercializa sake artesanal, sal e missô caseiro. Lá, há um paredão que mais se parece um guarda-volume em que cada cuba guarda um sake diferente. É uma mistura de vending machine com Enomatic (máquina italiana que serve doses de vinhos). Para comprar uma dose, é só depositar uma ficha na máquina, colocar o copinho kiki-choko no local indicado e degustar a bebida escolhida. Um pacote com cinco fichas custa 500 ienes (cerca de R$ 14).
Ponshu Kan é um excelente local para provar várias doses de sakes antes de comprar uma garrafa. Se você gostar de um rótulo e não quiser esperar até chegar em casa para beber mais, a casa também tem um salão com mesas para beber e petiscar pequenas porções preparadas ali mesmo.
Além dos sakes, você também poderá degustar e comprar missô, shoyu e sal em salas separadas. Como se não bastasse a diversão, lá você ainda pode fazer onigiris para acompanhar a harmonização.
Eu poderia ficar horas ou dias no local. E, se você ficar com receio de não conseguir sair caminhando, seja por embriaguez ou de barriga cheia, este paraíso localiza-se no térreo do Hotel Mets Niigata, que fica ao lado da Estação de Niigata, ponto final do trem-bala.
Está aí um ótimo programa para quem deseja conhecer o Japão e a cidade de Niigata.
Veja mais no vídeo
O sake de Niigata
A província de Niigata está localizada no norte do Japão e é banhada pelo Mar do Japão. A região é bastante fria no inverno e produz sakes que não ganham muito destaque. Permita-me uma breve pausa para explicar: produtores acreditam que a bebida não deve ganhar os holofotes e, sim, fazer parte do elenco de uma mesa. Não estamos falando necessariamente de harmonização. O sake, na visão deles, tem a função de ajudar a somar sabores e de proporcionar um momento de descontração e alegria.
UONUMA KAMAKURA PONSHUKAN
Endereço: Hanazono, 1−96−47, Hanazono, Centro, Niigata, Niigata, Japão
CEP 950-0086
Telefone: +81-025-784-3758
Horário de funcionamento:das 9h às 18h
Site: ponshukan-niigata.com (em japonês)
Mais posts de Alexandre Iida, clique aqui