Resultados da Copa Brasil Best Sushiman
A competição foi dividida em duas partes nos dias 9 e 10 de outubro em que os participantes tinham que apresentar um prato de sushi tradicional e um de sushi criativo aos jurados. No total, foram 20 concorrentes selecionados de acordo com a nota do teste de Proficiência Sushi Skills, da All Japan Sushi Association.
A soma de pontos dos dois dias determinou o pódio para os três vencedores da competição: Eduardo Nakahara, Celestino Katayama e Cléber Arakaki. Nakahara, do Rio de Janeiro, levou a medalha de ouro e, entre os prêmios, ganhou a viagem para o Japão para participar da competição World Sushi Cup. Já certificado pelo Sushi Skills há alguns anos, ele repetiu o curso de proficiência realizado na véspera da competição (dia 8) para buscar uma vaga na Copa Brasil Best Sushiman.
O corpo de jurados, que incluiu os chefs Hirotoshi Ogawa, Shin Koike, Cristiano Mori (It Sushi, Sarumon) e Edson Yamashita (RYO), avaliou a fidelidade às práticas da cozinha asiática, sabor, apresentação, técnica, criatividade e normas de higiene.
“Observamos se os competidores estavam seguindo as regras de higiene e também alguns pontos como organização, desperdício e a montagem dos pratos, afinal, o resultado tem que ficar bonito sem tirar o foco do sushi”, explicou Yamashita. “Os candidatos também tinham que fazer uma quantidade mínima de sushis”.
Jurados da competição
O segundo colocado foi Tino Katayama, também do Rio de Janeiro. Aos 37 anos, e mais de 20 anos de experiência na cozinha japonesa, ele contou que veio à feira apenas para participar do Curso de Atualização Sushi Skills e acabou se inscrevendo para a competição por incentivo dos colegas. No primeiro dia, Katayama ficou com a melhor colocação parcial, mas, de acordo com Ogawa, a disputa estava acirrada entre os competidores e o resultado poderia mudar no dia seguinte.