Sushiman brasileiro é eleito o melhor do mundo
A competição avalia as habilidades do profissional na elaboração de sushi e pontos importantes como as boas práticas de segurança e higiene na cozinha.
Entre os 27 participantes da edição de 2016, quatro eram brasileiros. O paulistano Amano foi o destaque do ano com o 1º lugar na categoria edomae sushi (sushi tradicional) e o 4º lugar no sousaku sushi (sushi criativo). Com a soma das duas notas, ele garantiu o lugar mais alto do pódio e o troféu da competição.
Outro destaque brasileiro do World Sushi Cup 2016 foi o sushiman Fabio Ishizuka, que ganhou o Prêmio Kinjirushi, uma das empresas patrocinadoras do evento.
O melhor sushi
Celso Amano trabalha sob a supervisão do chef Shin Koike e comanda o balcão do Sakagura A1, desde o final de 2015.
A competição é patrocinada pelo Ministério da Agricultura do Japão e tem por objetivo melhorar a qualidade do sushi no mundo.
Produção de Celso Amano
Para a prova do sousaku, o sushiman usou ingredientes brasileiros como café e banana, além de utilizar a técnica do churrasco.
Já para o preparo do sushi tradicional, ele se destacou pelo manuseio perfeito das facas no corte de peixes e frutos do mar tipicamente japoneses, com os quais não tem contato, e pelo tratamento do peixe para o preparo das iguarias.
Assista ao momento da premiação
Amano, natural de São Paulo, se emocionou e chorou ao subir ao pódio. Com 38 anos, teve duas passagens pelo Sakagura A1, sendo que há nove meses passou a ser o principal sushiman da casa.