Água de comer
O shingen mochi é um prato típico da província de Yamanashi e é originalmente feito com arroz glutinoso. Apesar do nome “Mizu Shingen Mochi”, a composição desta versão do doce não leva arroz, por isso ele não é translúcido.
Aliás, um dos segredos para a transparência tão única desta “gota d’água” é a pureza da água que vem das montanhas do sul dos Alpes Japoneses. Alpem disso, a receita inclui açúcar e ágar-ágar – substância extraída de algas marinhas e que tem a capacidade de endurecer em temperatura ambiente. (saiba mais sobre algas marinhas neste post).
A proporção do ágar-ágar usada no preparo deste doce é mínima, apenas para dar a forma sólida à obra. Por esse motivo, é recomendado que ele seja consumido dentro de 30 minutos, senão, começa a derreter.
O shingen mochi geralmente é servido com kinako (farinha de soja torrada) e calda de açúcar mascavo, que na verdade são os ingredientes que realmente dão o gosto ao doce.
No Japão, somente duas lojas da marca Kinseiken oferecem o doce tão transparente e puro e elas ficam em Yamanashi. Para quem for fazer uma visita à região, vale reservar um tempo para as fontes termais e para conhecer de perto as produtoras de saquê.
Kinseiken Daigahara
Onde: 2211 Daigahara, Hakushucho, Hokutoshi, Yamanashi 408-0312
Tel: +81-551-35-2246
Horário de funcionamento: 9h às 18h
Fechado: quinta-feira
Kinseiken Nirasaki
Onde: 154 Kotagawa, Nakadamachi, Nirasakishi, Yamanashi 407-0262
Tel: +81-551-25-3990
Horário de funcionamento: 9h às 18h
Observação: O mizu shingen mochi são vendidos apenas aos sábados, domingos e feriados de junho a setembro.
Veja a receita do Mizu Shingen Mochi
Fontes: Rocket News 24, Huffington Post, Kinseiken,