Toro Sushi abre as portas nos Jardins
As mesas no térreo e o balcão de sushi no mezanino são convidativos à primeira vista, e a porta central de madeira abre o caminho para toda a composição projetada pelo arquiteto Naoki Otake, que tem em seu portfólio projetos como o Clos de Tapas e Kinoshita (veja mais na edição nº 7 da Hashitag).
À esquerda, o ripado de madeira acompanha a extensão do ambiente e à direita, os nichos expositores apresentam cerâmicas da artista Kimi Nii. Com poucos elementos arquitetônicos, Otake preservou a estrutura do imóvel, imprimindo um toque de modernidade e sofisticação.
“Basicamente, temos duas empenas laterais que ladeiam o restaurante e que são feitos de drywall, material relativamente barato e que gera pouco desperdício de material”, explicou o arquiteto destacando também a importância do projeto de iluminação.
“Note que se não houvesse a iluminação indireta em ambas as empenas, o efeito seria visualmente pobre”, completa.
O uso da madeira em restaurantes japoneses
Quem gosta de reparar nos ambientes dos restaurantes já deve ter percebido que os tons de madeira são recorrentes na maioria deles.
De acordo com Otake, a madeira é “quase uma obrigação”. Isso porque o uso da madeira em restaurantes vem da tradição japonesa de construir casas com o material, desde a estrutura até as esquadrias e revestimentos.
“Fazemos um trabalho de linhas mais contemporâneas”, conta Otake, “mas procuramos manter a proporcionalidade do desenho japonês, que é delicado e usamos a madeira em referência e reverência à arquitetura japonesa”.
Clique na miniatura para visualizar as fotos
Quer ficar por dentro das novidades da Hashitag em primeira mão? Acompanhe o nosso perfil no Instagram @hashitag!