Chef apresenta pratos da culinária coreana no Japan & Asian Food Show
“A culinária coreana tem pratos para todas as estações, todos os gostos e todas as funções, até para curar ressaca. Vou regularmente à Coreia e ainda me surpreendo porque sempre tem coisa nova”, disse Lim.
Bulgogi consiste em carne fatiada e marinada em um molho que leva shoyu, alho, cebola e semente de gergelim. O chef explicou que o nome do prato significa, em tradução literal, “fogo e carne”, daí o apelido “churrasco coreano”.
Já o bibimbap (“arroz misturado”) lembra um risoto, em que se misturam arroz, legumes, carne e molhos.
Sobre a origem do bibimbap, o chef Lim falou sobre duas hipóteses. Uma versão conta que era comida dos ricos, que podiam escolher os melhores ingredientes na composição. Outra hipótese, entretanto, fala que a origem é semelhante à da feijoada brasileira: uma mistura de sobras de alimentos feita pelas pessoas mais pobres.
Ainda sobre o bibimbap, o chef contou que é um prato frequentemente feito entre amigos por ser rápido de preparar e por cada um contribuir com o ingrediente de que mais gosta.
No prato preparado no evento, os ingredientes escolhidos foram arroz oriental, abobrinha, espinafre, shimeji, moyashi e cenoura; carne moída ou em pedaços pequenos; um ovo frito por cima. Para finalizar, pasta de pimenta coreana e óleo de gergelim. Para misturar, o chef recomenda o uso do hashi (chokkarak, em coreano), pois ele separa melhor os ingredientes dentro do bowl, ao contrário da colher, que tende a reuni-los.