Aniversário do criador do miojo

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Momofuku Ando nasceu em 5 de março de 1910 Foto: Cupnoodles Museum

Há exatos 105 anos nascia o revolucionário Momofuku Ando (5 de março de 1910 – 5 de janeiro de 2007). Ando foi o fundador da empresa de alimentos Nissin e foi o responsável pela invenção do macarrão instantâneo no Japão e, mais tarde, em 1971 lançou também a versão cupnoodles (preparado diretamente no copo de isopor).

Mais do que uma simples inspiração para uma redação de Enem, a influência do miojo no Brasil é maior do que você pode imaginar. De acordo com a Associação Mundial de Lámen Instantâneo (WINA, na sigla em inglês), o Brasil é o 10º país que mais consome o macarrão instantâneo no mundo. somente em 2013, foram mais de 2,5 bilhões de pacotes consumidos pelos brasileiros.

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Homenagem do Google a Momofuku Ando, em 5 de março de 2015

Momofuku Ando dizia que a inspiração para a criação do macarrão instantâneo veio quando ele viu uma fila de pessoas famintas à espera de um prato de lámen. Naquele momento pós-guerra, a sua preocupação era em produzir um alimento que saciasse a fome no país, de forma rápida e prática.

Depois de diversas tentativas, Ando conseguiu desenvolver a técnica de secagem do macarrão por meio da fritura-relâmpago. Depois de desidratado, bastava acrescentar água quente que, em poucos minutos, o lámen ficaria pronto.

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Em 25 de agosto de 1958, ele anunciou a criação do “chicken ramen”, o primeiro lámen instantâneo. Por esse motivo, a data também ficou conhecida como o Dia do Miojo.

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Depois do “Chicken Ramen”, Ando continuou trabalhando para desenvolver novos produtos e lançou,em 1971, o “Cupnoodles” (feito no copo de isopor) e , em 2005, o “Space Ramen” (para ser consumido pelos astronautas no espaço).

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Para quem quiser conhecer um pouco mais sobre a história da Nissin e de Momofuku Ando, tem até um museu em Yokohama dedicado a tais invenções. No Cupnoodles Museum, dá até para customizar o seu próprio copo e criar o seu próprio sabor de lámen instantâneo (veja o vídeo em japonês neste link).

cupnoodlesmuseum

Por que miojo?

O lámen instantâneo é mais conhecido no Brasil como “miojo” porque o produto foi lançado no país em 1965 pela marca Myojo, do taiwanês Ko Kim Pyo. Porém, a marca japonesa Myojo Foods entrou com uma ação judicial que resultou na mudança do nome da empresa para Miojo. Anos mais tarde, a empresa passou a ser subsidiária da Nissin (saiba mais nesta matéria do site Made in Japan)e como o nome miojo já era fortemente associada ao produto, a logomarca brasileira passou a adotar o termo “Nissin-Miojo”. Até hoje, o produto é conhecido popularmente apenas como “miojo”.

O Verdadeiro Lámen

Palestra sobre macarrão instantâneo

No dia 5 de março de 2015, a Fundação Japão em São Paulo organiza uma palestra sobre macarrão instantâneo com o ex-diretor da Nissin e
membro da Associação das Indústrias Alimentícias Japonesa (Japan Food Industry Association – JFIA), Masaki Kato. A palestra é gratuita e acontece no auditório do Club Holms (Avenida Paulista, 735 – Bela Vista
São Paulo). Veja mais informações, na Made in Japan.

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