Degustação de culinária tailandesa na Liberdade

A degustação acontece em um stand montado na Praça da Liberdade. As chefs Jidapa Tisa e Kingdao são as responsáveis pela preparação dos pratos e explicação de ingredientes e modo de preparo.
A cada dia, dois pratos são escolhidos e preparados no stand. Entre eles, estão o panang moo, gai satay, pad mee, keng keao wan gai e pad thai.
A degustação começa às 12:00, apenas aos sábados e domingos.
A ação é promovida pelo Departamento de Promoção do Comércio Internacional, entidade ligada ao Ministério do Comércio da Tailândia e Embaixada Real da Tailândia no Brasil.
Entrevista: Chef Jidapa Tisa

#Hashitag conversou com a chef Jidapa Tisa, cujo apelido é Poppy. Tailandesa, há cerca de oito anos vive no Brasil. Atualmente, ela trabalha com consultoria, treinamentos e aulas de culinária tailandesa.
Hashitag: Como você define a culinária tailandesa?
Jidapa Tisa: A culinária tailandesa usa apenas ingredientes frescos. Cozinhe agora e coma agora. Na minha opinião, depende muito do humor. Não tem certo ou errado, se gostamos do sabor, da cor, da sensação… Acredito que o tempo, conforme envelhecemos, também completa [essa experiência].
Hashitag: Quais as principais características da culinária tailandesa?


JT: As pessoas que se interessam pela culinária tailandesa querem saber mais sobre os ingredientes, e é meu dever explicar como cozinhá-los. Quando eles gostam do que
experimentaram na degustação, compram os ingredientes na loja e depois voltam para me mostrar, “eu comprei, Jidapa!” (risos).
Hashitag: Na semana passada, foi celebrado o Ano Novo tailandês. Como são as comemorações?
JT: É o Songkran, que nós chamamos de Ano Novo Tailandês, Rot Nam Dam Hua ou Festival da Água. O modo tradicional de celebrar é com os mais velhos; a maioria dos tailandeses retorna à sua terra natal para encontrar a família. As pessoas começam a limpeza, purificação e um novo começo. As casas são limpas, as estátuas de Buda são cuidadosamente limpas com água perfumada, e os mais velhos são homenageados com água sendo respeitosamente derramada em suas mãos. Jogar água nas pessoas significa lavar os maus pensamentos e más ações, e desejar boa sorte para elas no Ano Novo.