Festa do Ano Novo Chinês
A virada do ano no calendário chinês é marcada pela compatibilização da volta da terra ao redor do sol. Em 2014, o ano correspondente ao calendário chinês é o 4712 começa no dia 1º de fevereiro, dando início ao ano do cavalo.
A data é comemorada com muita festa, queima de fogos de artifício para atrair sorte e espantar as energias negativas e muita comida típica. E para celebrar a passagem do ano, a JCI Brasil-China organiza a Festa do Ano Novo Chinês, entre os dias 1º e 2 de fevereiro, em São Paulo.
A festa conta com uma programação cultura repleta de apresentações de dança, artes marciais e músicas tradicionais (veja programação completa no site Made in Japan). Além das atrações do palco que será montado na Praça da Liberdade (próximo à estação de metrô Liberdade), um trecho da rua Galvão Bueno também será usado para a feira gastronômica que apresentará pratos típicos da culinária chinesa, desde os populares yakisoba e guioza, até o tradicional Zhongzi (pamonha chinesa).
Veja abaixo a lista dos principais pratos do menu da festa
Pratos da região norte, à base de farinha
- Yakisoba
Ingredientes: macarrão, carne, frutos do mar, vegetais e legumes (cebola, brócolis, alho, cenoura, broto de feijão, broto de bambu) - Guioza
Ingredientes: massa de farinha de trigo e água. Recheios normalmente de carne e vegetais, podendo também ser recheados com frutos do mar. - Rolinho primavera – uma das comidas mais conhecidas da culinária chinesa. Ingredientes: massa de farinha de trigo recheada com legumes e carne e frito.
- Mantou – pão cozido no vapor.
- Wantan – sopa com legumes e pasteizinhos recheados de carne e verduras.
- Baozi – pão cozido no vapor, com recheios diversos (origem: Xangai)
- Pães de monja – pães recheados com creme
Prato da província de Hu Nan
- Zhongzi – também conhecida como ‘pamonha chinesa’ Ingredientes: arroz, que pode conter diversos recheios, sendo o mais comum carne, embrulhado em folhas de bambu e cozidos no vapor
Origem: o zhongzi é bastante difundido em toda a Ásia e tem sua origem ligada a uma lenda que diz que o famoso poeta Qu Yuan jogou-se no rio Miluo (Província de Hu Nan) e matou-se. Como era bastante querido pelo rei, foram feitas buscas pelo poeta e os zhongzi foram jogados no leito do rio para que os peixes não comessem o corpo do poeta.
Prato da região sul
- He fen Ingredientes: macarrão com massa feita de arroz, servida com legumes, carnes, frutos do mar.
Pratos ligados à religião budista (sem carne ou com carne de soja)
- Espetinho de soja com legumes
- Leite de soja
Chás
- Chá verde
- Chá branco
- Pearl tea ou Bubble tea – chá com bolinhas de tapioca
- 9ª Festa do Ano Novo Chinês
- Quando: 1º e 2 de fevereiro de 2014
- Quanto: Gratuito
- Onde: Praça da Liberdade, Liberdade, São Paulo–SP
- Informações: Site Made in Japan