Sashimi com Tezuka
Para quem não sabe, Tezuka é o criador de personagens conhecidos mundialmente como Astro Boy, A Princesa e o Cavaleiro, Kimba (O Leão Branco)…
Nosso primeiro encontro foi em Tóquio, durante viagem que me foi oferecida pela Fundação Japão para estudo da realidade das crianças japonesas: seus hábitos, desejos, como são tratadas e o que se faz para elas no País. Não podia, portanto, faltar um contato com o ídolo das crianças e de mais três gerações de japoneses: o mestre (sensei) Osamu Tezuka.
E ele foi me receber no aeroporto. Alice, minha mulher, me acompanhava. Já era noite, tínhamos quase 30 horas de voo, mas ele insistiu que devíamos acompanhá-lo para um jantar especial no luxuoso restaurante do Hotel New Otani. Fomos. E nos esperava, realmente, uma surpresa: uma enorme caravela, de mais de metro, sobre a mesa, com todos os tipos de sashimi possíveis e imagináveis. Acontece que, da cozinha japonesa, o único prato que não aprecio é justamente o sashimi. Mas o banquete era em minha homenagem, e sashimi é um prato finíssimo. Tezuka-san era uma personalidade… Como fazer? Comer.
E Tezuka-san explicava a origem e o tipo de cada peixe que me fazia experimentar.
Naquela noite, fui dormir honrado e farto de peixe por muito e muito tempo.
Vocês certamente também passam por experiências assim de vez em quando. Mas vale a pena ser gentil e engolir o que não gostamos?
Vamos começar a reagir e confessar que detestamos isso ou aquilo?…
Não?
Depende de quem nos oferece e das circunstâncias?
Tá bem.
Não está mais aqui quem falou!…
(Mauricio de Sousa é cartunista, empresário e escritor, criador da “Turma da Mônica” e membro da Academia Paulista de Letras)