Perfil: Tsuyoshi Murakami, do Kinoshita
Murakami nasceu no Japão e veio ao Brasil com a família aos 3 anos de idade. Trabalhou nos restaurantes Ozushi, em Tokyo (1988 e 89), Shabu Shabu, em Nova York (90 e 91) e Kiyokata, em Barcelona (92 a 94).
A partir de 94, passa a trabalhar no restaurante Kinoshita. “Comecei do começo mesmo”, diz Murakami, genro do fundador, Toshio Kinoshita (falecido em fevereiro de 2011) – a quem sempre se refere como “mestre”.
O conceito do Kinoshita investe na kappo cuisine, que consiste em relacionar a alta gastronomia tradicional japonesa com toques contemporâneos e valorizar a utilização de ingredientes frescos, exóticos e sazonais para a criação de pratos leves e sofisticados. Há contato próximo entre o chef e os clientes durante o preparo para que o máximo de sabor, aroma e texturas seja preservado para a degustação.
Na entrevista, o chef Murakami fala, entre outros temas, sobre o destaque que a culinária japonesa tem recebido nos últimos anos, o estilo do Kinoshita e até faz uma demonstração de um de seus hobbies: cantar.
Saiba mais sobre o chef Tsuyoshi Murakami em:
Os estrelados do Guia Michelin (parte 2)
Os três samurais da cozinha japonesa no Brasil