Verão Otaku 2023

O Verão Otaku 2023 é um evento que acontece de 19 a 31 de janeiro no Centro Cultural São Paulo com a exibição de filmes japoneses para o público fã da cultura pop japonesa. Para a edição de 2023, o tema é seinen (público adulto) resgatando obras que fizeram sucesso nos anos 80 e 90, que são considerados os anos de outro da ultraviolência no anime. Por isso, a seleção de filmes é voltada para o público adulto com os animes mais sanguinários e violentos dos anos 80, 90 e 2000.

Anime seinen é um gênero de anime e mangá que é voltado para um público adulto. Ele geralmente se concentra em histórias mais maduras, temas mais sérios e personagens mais complexos do que outros gêneros de anime. O conteúdo pode incluir violência, sexo, linguagem adulta e assuntos políticos e sociais. Alguns exemplos populares de anime seinen incluem “Ghost in the Shell”, “Akira” e “Berserk”.

Ao contrário do anime shōnen, que é dirigido a um público masculino jovem, o anime seinen pode ser apreciado tanto por homens quanto por mulheres. Ele é conhecido por explorar temas profundos e complexos, muitas vezes com uma abordagem realista e menos fantasia comparado a outros gêneros. Seinen é uma categoria popular entre os fãs de anime mais maduros e críticos de anime que procuram por histórias mais desafiadoras e complexas.

As sessões do Verão Otaku acontecem na Sala Lima Barreto no Centro Cultural São Paulo e os ingressos são gratuitos, com distribuição 1h antes de cada sessão.

Programação Verão Otaku 2023

19/01
16h Ryujin Z
18h NINJA SCROLL
20h GANTZ:O

20/01
16h30 BATTLE ROYAL HIGH SCHOOL
18h WICKED CITY
20h FIST OF THE NORTH STAR

21/01
16h GANTZ:O
18h PAPRIKA
20h PERFECT BLUE

22/01
15h FIST OF THE NORTH STAR
17h30 NINJA SCROLL
19h30 BLADE OF THE IMMORTAL

24/01
17h BATTLE ROYAL HIGH SCHOOL
18h30 KITE
20h NEO TOKYO

26/01
17h KITE
18h30 NEO TOKYO
20h NINJA SCROLL

27/01
15h 13 ASSASSINOS
17h30 BLADE OF THE IMMORTAL
20h15 SONATINE

28/01
16h KITE
18h NEO TOKYO
19h15 SONATINE

29/01
15h Ryujin Z
16h40 13 ASSASSINOS
19h BLADE OF THE IMMORTAL

31/01
16h PAPRIKA
18h PERFECT BLUE
20h 13 ASSASSINOS

01/02
15h BLADE OF THE IMMORTAL
18h FIST OF THE NORTH STAR
20h AKIRA

02/02
16h SONATINE
18h Ryujin Z
20h WICKED CITY

03/02
16h PAPRIKA
18h PERFECT BLUE
20h AKIRA

Conheça os filmes


FIST OF THE NORTH STAR, de Toyoo Ashida
Hokuto no Ken, Japão, 1986, 110 min, 18 anos, DCP
Com Akira Kamiya, Yuriko Yamamoto, Kenji Utsumi
Depois que um holocausto nuclear destrói o mundo, a humanidade é forçada à dureza não apenas da opressão de outros que são muito mais poderosos, mas da terra morta que parece piorar a cada momento que passa.


AKIRA, de Katsuhiro Ôtomo
Japão, 1988, 124 min, 16 anos, DCP
Com Mitsuo Iwata, Nozomu Sasaki, Mami Koyama
Uma grande explosão fez com que Tóquio fosse destruída em 1988. Em seu lugar foi construída Neo Tóquio, que, em 2019, sofre com atentados terroristas por toda a cidade. Kaneda e Tetsuo são amigos que integram uma gangue de motoqueiros. Eles disputam rachas violentos com uma gangue rival, os Palhaços, até que um dia Tetsuo encontra Takashi, uma estranha criança com poderes que fugiu do hospital onde era mantido como cobaia. Tetsuo é ferido no encontro e antes de receber a ajuda dos amigos é levado por integrantes do exército, liderados pelo coronel Shikishima. A partir de então Tetsuo passa a desenvolver poderes inimagináveis, o que faz com que seja comparado ao lendário Akira, responsável pela explosão de 1988. Paralelamente, Kaneda se interessa por Kei, uma garota envolvida com espiões que tenta decifrar o enigma por trás das cobaias controladas pelo exército.

NINJA SCROLL, de Yoshiaki Kawajiri
Jûbê ninpûchô, Japão, 1993, 94 min, 18 anos, DCP
Com Kôichi Yamadera, Emi Shinohara, Takeshi Aono
Um ninja chamado Jubei se depara com uma praga, um clã maligno de demônios, uma crise nacional e uma linda garota ninja.

PERFECT BLUE, de Satoshi Kon
Pâfekuto burû, Japão, 1997, 81 min, 18 anos, DCP
Com Junko Iwao, Rica Matsumoto, Shinpachi Tsuji
A cantora pop Mima Kirigow espera uma nova e brilhante carreira quando deixar seu trio no topo das paradas para se tornar uma atriz. Quando ela consegue um papel em um mistério de assassinato sexualmente carregado, a vida de Mima começa a desmoronar.


PAPRIKA, de Satoshi Kon
Papurika, Japão, 2005, 90 min, 18 anos, DCP
Com Megumi Hayashibara, Torû Furuya, Kôichi Yamadera
Num futuro próximo, o Dr. Tokita inventa um poderoso aparelho chamado DC-Mini, que torna possível o acesso aos sonhos das pessoas. Sua colega, a Dra. Atsuko Chiba, psicoterapeuta e pesquisadora de ponta, desenvolve um tratamento psiquiátrico revolucionário a partir do aparelho. Mas, antes de seu uso ser sancionado pelo governo, o DC-Mini é roubado. Quando vários dos pesquisadores do laboratório começam a enlouquecer e a sonhar em estado de vigília, Atsuko assume seu alter-ego, Paprika, a bela “detetive de sonhos”, para mergulhar no mundo do inconsciente e descobrir quem está por trás da tragédia.

WICKED CITY, de Yoshiaki Kawajiri
Yôjû toshi, Japão, 1987, 82 min,18 anos, DCP
Com Yûsaku Yara, Toshiko Fujita, Ichirô Nagai(narraçã
Houve paz entre o mundo dos mortais e o sobrenatural por séculos, mas o equilíbrio agora está sendo ameaçado. Os elementos radicais do mundo sobrenatural estão cruzando para o universo mortal com o propósito de destruir a paz para sempre!

GANTZ:O, de Yasushi Kawamura e Keiichi Saitô
Japão, 2006, 95 min, 16 anos, DCP
Com Chris Jai Alex, Doug Erholtz, Saori Hayami
Masaru Kato morreu em um acidente de carro. Surpreendentemente, ele acorda em um quarto que nunca viu. Lá ele conhece os membros do chamado Time Tokyo, cujo líder acabou de morrer. Junto com o Time Tokyo, Kato se vê no meio do fogo cruzado contra o Time Osaka, que são um bando de bandidos. Em meio a vários incidentes, Kato continua lutando com o objetivo de chegar em casa para o seu irmão.


BATTLE ROYAL HIGH SCHOOL, de Ichirô Itano
Japão, 1987, 60 min, 18 anos, DCP
Com Chieko Honda, Daiki Nakamura, Daisuke Gôri
Hyoudo Riki é um lutador de kung fu estrela na Battle Royal High School. Mas quando uma fenda nas dimensões traz seu doppelganger maligno, Byoudo, seu mundo se transforma em uma série de batalhas sobrenaturais.

KITE, de Yasuomi Umetsu
Japão, 1998, 60 min, 18 anos, DCP
Criada pelo investigador do homicídio de seus pais durante a juventude, Sawa cresce para ser uma estudante universitária durante o dia e uma vigilante mortal à noite, perseguindo os criminosos que conseguem escapar da lei.

NEO TOKYO, de Yoshiaki Kawajiri, Rintarô, Katsuhiro Ôtomo
Japão, 1987, 50 min, 18 anos, DCP
Três curtas dirigidos pelos mesmos nomes que trouxeram Metropolis, Ninja Scroll e Akira. Começa com “Labyrinth Labyrinthos”, uma história de um labirinto na mente de uma criança, dirigida por Rintaro. Em seguida, Yoshiaki Kawajiri nos apresenta “The Running Man”. Esta é uma corrida futurística de Fórmula 1 em uma pista mortal. Por fim, Katsuhiro Ôtomo descreve uma luta para fechar uma instalação totalmente automatizada em “Construction Cancelation Order”.

Ryujin Z, Hiroyuki Kitakubo
Japão, 1991, 80 min, 18 anos, DCP
Com Shinji Ogawa, Shinsuke Chikaishi, Chisa Yokoyama
Uma sátira sobre os cuidados de saúde geriátrica do século 21. Um idoso inválido é relutantemente transformado em cobaia para testar o Z-001, um protótipo computadorizado de suporte à vida. Respondendo aos desejos do homem, Z-001 evolui para um robô imparável.


BLADE OF THE IMMORTAL, de Takashi Miike
Mugen no jûnin, Japão, 2017, 140 min, 16 anos, DCP
Com Takuya Kimura, Hana Sugisaki, Sôta Fukushi
Um samurai amaldiçoado com o dom da imortalidade e em busca de redenção é contratado por uma jovem para vingar a morte de seu pai, mas sua missão cruza caminhos com uma vasta e inesperada conspiração política.

13 ASSASSINOS, de Takashi Miike
Jûsan-nin no shikaku, Japão, 2010, 126 min, 16 anos, DCP
Com Koji Yakusho, Takayuki Yamada, Yusuke Iseya
Uma missão suicida é dada a um grupo de assassinos: eles devem eliminar um poderoso líder local.

SONATINE, de Takeshi Kitano
Japão, 1993, 94 min, 16 anos, DCP
Com Takeshi Kitano, Aya Kokumai, Tetsu Watanabe
Murakawa é um típico membro da Yakuza: violento, impiedoso e urbano. Veterano e já cansado da velha rotina, ele acaba tendo que ir cuidar de uma guerra de gangues em Okinawa, no sul do Japão. A missão, no entanto, logo revela-se uma emboscada que tem como objetivo retirar o experiente gângster da ativa.

Verão Otaku 2023

Onde: Centro Cultural São Paulo
Endereço: Rua Vergueiro 1000, São Paulo-SP
Quando: 19 a 31 de janeiro de 2023
Quanto: Sessões gratuitas com distribuição de ingressos 1h antes
Mais informações: centrocultural.sp.gov.br/2023/01/20/verao-otaku-2023-o-genero-seinen-seinen-mania

Redação AkibaSpace Redação do Site AkibaSpace
Conteúdo Relacionado

Compre agora na Amazon

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e produzir estatísticas de acesso de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.