Fukui, do arroz e do saquê

Castelo Echizen Ono

A província de Fukui é famosa em todo território japonês pela produção de arroz. Por volta do final de agosto, os agricultores ficam atarefados com os trabalhos de colheita. Parte dessa produção é voltada para a fabricação de saquê, conhecida por sua excelente qualidade devido à pureza da água e ao clima da região.

Em Fukui também está a cidade de Ono, construída ao redor com o castelo Echizen Ono, que fica em um nível mais alto. Originalmente construído por volta de 1975, o castelo é aberto para visitações turísticas, recebendo adultos e crianças.

Um outro orgulho da região é a sua produção de armações de óculos com tecnologia de ponta, que abastece cerca de 98% do mercado japonês. A província fornece ainda praticamente a metade da energia utilizada na área de Kansai (região oeste do Japão) por meio de usinas nucleares.

Programas imperdíveis

Cerejeiras que ladeiam as margens do rio Asuwa

Fukui tem todo tipo de diversão turística, desde museus até parques. Durante as quatro estações, você também encontra diferentes pontos interessantes de conhecer.

Durante a primavera, a alameda de cerejeiras localizada nas margens do rio Asuwa é a maior do Japão em extensão. O recinto foi eleito como um dos 100 locais com flores de cerejeiras mais belos do Japão.

No verão, o ponto principal é Mizushima, uma ilha de lazer que fica cercada pelo mar transparente. Lugar perfeito para se refrescar das altas temperaturas.

Quando chega o outono, quem rouba a cena é o Lago Kuzurui. Com uma coloração mais próxima do esverdeado que faz um lindo contraste com as folhas alaranjadas das árvores ao redor.

Por fim, no inverno, um dos locais mais belos é o campo de narcisos em Echizen, a plantação se torna um mar de flores de inverno, muito convidativo a um passeio e caminhada.

Outro passeio imperdível é por Tojinbo. A costa do Mar do Japão forma um penhasco rochoso que foi sendo desenhado ao longo dos anos pelas ondas. As rochas foram adquirindo formato hexagonal e pentagonal com uma formação geológica única que pode ser vista somente em três lugares do mundo e, no Japão, só em Fukui.

tojinbo

Tojinbo Japan Guide

Para comer

soba

Soba Divulgação Site Fukui

Conhecido como “segredo da vida longa” o oroshi soba (macarrão com rabanete ralado e molho gelado) da região de Echizen atrai locais e turistas para saborearem o prato.

Durante o inverno, a dica é provar o baiacu da região de Wakasa. O peixe é conhecido pela carne firme e o preparo famoso é o Wakasa Fugu.

A novidade para o paladar é o tomate Koshi no Rubi, produzido apenas em Fukui. Ele tem a característica mais próxima de uma fruta, com um alto grau de doçura.

Curiosidades

A cidade de Echizen é conhecida pelo refinamento em seus artesanatos. Dentre as especialidades locais, um produto que se destaca é o papel Echizen Washi, confeccionado à mão utilizando como matéria-prima as plantas kozo (arbusto de frutas silvestres) e mitsumata (outro arbusto, este é encontrado somente no Japão).

Na era Nara (710-784) o material foi usado por monges para transcrever sutras. Mais tarde, no século XIV, era o papel oficial da elite japonesa e samurais. Já em 1661, sua qualidade levou o governo do arquipélago a usá-lo para imprimir suas primeiras notas.

Além de ser extremamente durável – pode chegar a mil anos – o material criado em Echizen pode ser utilizado em pintura e caligrafia devido à sua maciez. Atualmente, os artesãos aliam tradição à tecnologia e criam diversas variações que podem ser usadas para decoração de ambientes e objetos do cotidiano.

Informações sobre Fukui


Nome: Fukui
Capital: Fukui
Localização: Hokuriku
Área: 4,189.88 km²
Site Principal da província (em português): www.pref.fukui.jp/portuguese/

No Brasil

Associação Cultural de Fukui Kenjinkai do Brasil
Endereço: R. dos Estudantes, 15 8º and. S/81, Liberdade – São Paulo – SP
Tel: (11) 3207-1056

Conteúdo publicado originalmente na edição 141 da revista Made in Japan.