
Cultura e culinária regional do Festival do Japão

Okonomiyaki de Hiroshima e a culinária regional do Festival do Japão Fotos: Rafael Salvador
A missão das associações de províncias é mostrar a diversidade da culinária japonesa tão apreciada no mundo todo. Por isso, cada uma fica encarregada de produzir pelo menos um prato típico no festival. A cozinha regional está ligada à produção local e a tradições históricas.
Além dos já conhecidos yakisoba e tempurá, essa é uma oportunidade de conhecer variações novas que representam um pouco da história e da cultura de cada província.
Alguns dos pratos servidos durante o festival são feitos com ingredientes importados, e outros guardam segredos que vêm das gerações de associados. Alguns são quase que uma exclusividade, feitos especialmente para o evento. Por isso, aproveite o festival para conhecer essas delícias do Japão.
Nos últimos anos, #Hashitag foi conhecendo mais detalhes da produção e compartilha, a seguir, mais fotos e depoimentos que representam a dedicação de quem está por trás do balcão.
Divulgar a cultura e a culinária regional

Voluntários da associação da província de Oita no Festival do Japão Foto: Rafael Salvador
“Para nós, só de cobrir os gastos é suficiente, já que somos todos voluntários. Divulgar um pouco da nossa cultura é o mais importante”.
União e organização

Voluntárias do Sakura IpêFoto: Rafael Salvador
“São três dias bem corridos, e cada entidade se divide para ajudar na produção”.
Estreitando amizades

Voluntários no estande da província de Wakayama Foto: Rafael Salvador
Ele participa do Festival do Japão desde a primeira edição e contou que no começo faziam outros pratos, mas que era muito trabalhoso e que exigia muito dos voluntários.
“Há dez anos, decidimos trocar o menu para okonomiyaki e desde então tem dado muito certo”.
Para trazer mais jovens

Produção em série de okonomiyaki, na barraca de Hiroshima Foto: Rafael Salvador
“A associação da província surgiu para dar assistência aos imigrantes há muito tempo, mas hoje o seu papel tem mudado, até porque as novas gerações já estão integradas à sociedade.
Produtos importados e comidas únicas

Echizen Soba, de Fukui
Tem comida que só tem no Festival do Japão, outras que precisam de ingredientes e temperos específicos da região
