Inscrições abertas para curso de japonês da Fundação Japão

A Fundação Japão em São Paulo, em parceria com a Aliança Cultural Brasil-Japão, já abriu as inscrições para o curso de língua japonesa neste segundo semestre de 2014. Elaborado pela equipe de professores da The Japan Foundation, o curso Marugoto traz uma série de atividades por meio das quais é possível aprender o japonês do dia a dia e conhecer mais sobre a cultura e costumes japoneses.

O curso é composto de dois módulos, Katsudo (Atividades) e Rikai (Compreensão), cada qual com diferentes níveis, conforme o conhecimento prévio do aluno. O primeiro deles – Introdutório Katsudo – não requer qualquer conhecimento do idioma e é voltado a todos os interessados com mais de 18 anos de idade.

Para quem?

Estudantes, empresários, profissionais liberais ou donas de casa, qualquer que seja a faixa etária, estão aptos a frequentar o curso. Basta que haja o interesse em aprender a língua japonesa, independentemente de seus objetivos com o ensino do idioma.

Assim, o curso reúne hoje desde jovens estudantes a aposentados, de origem oriental ou não. Um exemplo é Ivone Morita, de 63 anos, que mesmo descendente de japoneses, tomou conhecimento do curso indicada pelo marido, que como ela mesma define, é ‘da Silva’.

“Estudei língua japonesa na infância no interior de São Paulo. Só havia um professor que veio a falecer. Um dia, meu marido me encaminhou um e-mail da Fundação Japão em São Paulo divulgando o curso. Bom, desde então sou aluna Marugoto, um curso dinâmico, interessante na forma de ministrar, em sua estrutura, no material didático moderno e, acima de tudo, eficiente”, revela.

Mas há também aqueles que jamais haviam aprendido japonês, e nem mesmo têm qualquer intimidade com a cultura ou o idioma. É o caso de Renato Araújo, que começou do ponto zero.

“Aqueles caracteres que para mim não faziam nenhum sentido, estão se tornando cada vez mais claros. Nas conversas do dia a dia, como os livros têm muitas dessas situações, e mesmo estando somente no segundo livro, já consigo muitas vezes saber sobre o que é a conversa”, explica.

Por quê?

As razões para cursar o Marugoto também são bastante variadas.

A aluna Alessandra Misura, por exemplo, há mais de uma década sonha em aprender o idioma e conhecer o Japão. E tudo começou com o seu interesse pelos mangás.

“Havia tentado outras vezes aprender algo, mas nada deu muito resultado. Hoje posso dizer que já conheço a cultura japonesa e quando for ao Japão poderei andar com mais conhecimento e aproveitar mais graças a tudo que vi em aula. O sonho começou a se realizar!”

O curso

Marugoto, que significa “o todo”, “que envolve tudo”, abrange, além da língua japonesa, a cultura tradicional e também a contemporânea, com atualidades e assuntos pouco tratados até então. Serão abordados, por exemplo, o cotidiano dos japoneses ou o modo como eles se refrescam no verão. Espera-se que, ao ter contato com a cultura japonesa, o aluno consiga enxergar a cultura brasileira com uma nova óptica, bem como ver esta nova cultura por um ângulo diferente, auxiliando a compreensão das diferentes culturas.

Ao contrário dos cursos de idiomas convencionais, nos quais primeiro compreende-se a estrutura da frase para depois prosseguir com as atividades, no Marugoto os diferentes módulos se complementam, permitindo que o aluno primeiramente seja capacitado a realizar diálogos mais usuais (Katsudo – Atividades), para depois organizar e desenvolver as estruturas gramaticais (Rikai – Compreensão). Como o curso é totalmente flexível, cada aluno, de acordo com os seus próprios objetivos e preferências, pode cursá-lo de diferentes maneiras.

Os cursos são ministrados por duas professoras, uma japonesa e outra brasileira, especialmente treinadas no Japão para utilizar os livros didáticos Marugoto Língua e Cultura Japonesa. Estes livros foram desenvolvidos com uma metodologia que incorpora os mais recentes estudos relacionados ao ensino da língua japonesa.

Os módulos do Marugoto

Na página do Curso Marugoto, no site da Fundação Japão em São Paulo (www.fjsp.org.br/marugoto), é possível fazer um teste de nivelamento, que identificará qual curso e módulo é o mais indicado.

Informações: Fundação Japão em São Paulo
Avenida Paulista, 37 – 2º andar
(próximo à Estação Brigadeiro do Metrô)
Tel.: (11) 3141-0110

www.fjsp.org.br/marugoto
marugoto@fjsp.org.br

Matrículas: Aliança Cultural Brasil-Japão
Rua Vergueiro, 727 – 5º andar
(ao lado da estação Vergueiro do Metrô)
Tel.: (11) 3209-6630
www.aliancacultural.org.br