A estilista Junko Koshino, conhecida por suas exuberantes criações na moda, é também uma artista que atua em várias plataformas de linguagem. Em 1985, num encontro histórico com o lendário designer Ikko Tanaka, os dois propuseram fazer um “design para o Japão”.
Para Junko, o Japão poderia ser representado pela arte da laca. Afinal, foram encontradas peças de laca que remontam a 9.000 anos, na era Jomon, mostrando que os japoneses pré-históricos já tinham uma afinidade com esta técnica. A arte japonesa, segundo Junko, é dinâmica na compactação e na expansão.
Ela é pensada para ser dobrada, enrolada e sobreposta para ficar compacta. Com base neste conceito, Junko desenhou recipientes quadrados de laca, nas cores preta e vermelha que segundo ela, é a paleta de cores da elegância japonesa.
Para um evento promovido pelo Consulado Geral do Japão em São Paulo, Junko convidou o chef Shin Koike para um desafio: o encontro da gastronomia com o design. Sobre os recipientes desenhados por Junko Koshino, o chef fez desfilar finger foods que expressem os conceitos da culinária tradicional japonesa.
Ainda segundo Junko Koshino, a palavra “delicioso” (oishii) é composta por dois ideogramas: “beleza” e “sabor”. Por isso, o apelo visual é prioritário na cozinha japonesa. Junko Koshino e Shin Koike elaboraram a apresentação, com trocas de ideias durante três meses e chegaram a um resultado de extremo refinamento e elegância, quase uma miragem, que dificilmente será encontrado em restaurantes.
Chef Shin Koike explicando o cardápio elaborado especialmente para a ocasião
Ebishinjo (pasteizinhos de camarão), envolto com arare (petisco japonês feito com arroz glutinoso)
Junko Koshino mostrando a coleção de saquês artesanais do Japão, com embalagem e garrafa desenhadas por ela
Temarizushi (sushi em bolinhas) de atum envolto em folha de bambu
Fritura rústica de cogumelo shiitake e guin-nan (semente de gingko biloba)
Vieira em misso adocicado, em casca de yuzu
Sashimi de filé mignon com figo, tarê de gergelim
Okowa (arroz) de castanha portuguesa envolto com alga nori
Sushi prensado de robalo, com gengibre curtido
Fritura de raiz de lótus macerado com pasta de missô
Jo TakahashiJo Takahashi foi consultor de arte e cultura na Japan Foundation, onde atuou por 25 anos como administrador cultural. Agora, migra essa experiência para a sua produtora independente, a Dô Cultural, que propõe um conceito design de formatar e desenvolver o projeto cultural.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e produzir estatísticas de acesso de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.