
O encontro dos sabores com o design

Para Junko, o Japão poderia ser representado pela arte da laca. Afinal, foram encontradas peças de laca que remontam a 9.000 anos, na era Jomon, mostrando que os japoneses pré-históricos já tinham uma afinidade com esta técnica. A arte japonesa, segundo Junko, é dinâmica na compactação e na expansão.
Ela é pensada para ser dobrada, enrolada e sobreposta para ficar compacta. Com base neste conceito, Junko desenhou recipientes quadrados de laca, nas cores preta e vermelha que segundo ela, é a paleta de cores da elegância japonesa.
Para um evento promovido pelo Consulado Geral do Japão em São Paulo, Junko convidou o chef Shin Koike para um desafio: o encontro da gastronomia com o design. Sobre os recipientes desenhados por Junko Koshino, o chef fez desfilar finger foods que expressem os conceitos da culinária tradicional japonesa.
Ainda segundo Junko Koshino, a palavra “delicioso” (oishii) é composta por dois ideogramas: “beleza” e “sabor”. Por isso, o apelo visual é prioritário na cozinha japonesa. Junko Koshino e Shin Koike elaboraram a apresentação, com trocas de ideias durante três meses e chegaram a um resultado de extremo refinamento e elegância, quase uma miragem, que dificilmente será encontrado em restaurantes.
- Chef Shin Koike explicando o cardápio elaborado especialmente para a ocasião
- Ebishinjo (pasteizinhos de camarão), envolto com arare (petisco japonês feito com arroz glutinoso)
- Junko Koshino mostrando a coleção de saquês artesanais do Japão, com embalagem e garrafa desenhadas por ela
- Temarizushi (sushi em bolinhas) de atum envolto em folha de bambu
- Fritura rústica de cogumelo shiitake e guin-nan (semente de gingko biloba)
- Vieira em misso adocicado, em casca de yuzu
- Sashimi de filé mignon com figo, tarê de gergelim
- Okowa (arroz) de castanha portuguesa envolto com alga nori
- Sushi prensado de robalo, com gengibre curtido
- Fritura de raiz de lótus macerado com pasta de missô
