Anpanman, o herói do mundo dos pães
Farinha, leite, manteiga, açúcar, fermento biológico e uma pitadinha de sal para a massa e pasta doce de feijão azuki para o recheio. Esses foram os ingredientes que o artista Takashi Yanase escolheu para criar o personagem mais emblemático de sua carreira: o Anpanman. Yanase faleceu no início do mês de outubro, aos 94 anos, mas deixou um legado para as próximas gerações.
Anpan é um pão doce recheado com pasta de feijão azuki, bastante consumido no Japão e ele ganhou vida com o herói preferido das crianças japonesas. O personagem salva o mundo dos pães contra os vilões bactérias Baikinman e Dokinchan e é tão generoso que divide a sua própria cabeça de pão com as pessoas que passam fome. Seus amigos são o pão de forma, pão de creme, pão de curry e outros.
O boulanger (padeiro) dos heróis é o Jamu Ojisan (tio-geléia), que conta com a ajuda da assistente Batako san (menina-manteiga) para fazer os pães com vida.
Na “vida real”, eles podem ser encontrados em alguns estabelecimentos de Kochi (cidade onde o Yanase viveu a maior parte da vida), no Museu do Anpanman ou em parques temáticos em Yokohama, Nagoya, Sendai e em Kobe.Shokupanman (homem-pão-de-forma)
Kurimupanda (“panda”-pão-de-creme)
Karepanman (homem-pão-de-curry)
Musubiman (homem-bolinho-de-arroz)
Anpanman (no centro, homem-pão-de-doce-de-feijão)