Equipotel e Alimentaria 2013 apresentam produtos ao mercado brasileiro
O chef Shin Koike e a especialista em chás Minako Uehara explicam os benefícios dos chás verdes
O Equipotel e o Alimentaria, eventos voltados para profissionais do setor de hotelaria e gastronomia, aconteceram simultaneamente no Parque Anhembi, entre os dias 16 e 19 de setembro. No espaço de exposições, a JETRO Brazil (Japan External Trade Organization) organizou o Pavilhão do Japão com a participação de empresas japonesas interessadas em divulgar a cultura oriental para o mercado.
Masamichi Noro, representante da World Links Company, é o principal contato no Japão com a importadora brasileira Zendai. A importadora já traz produtos de diversas partes do Japão e considera alavancar as vendas de saquês e de peixes congelados no Brasil.
Segundo Noro, a venda de produtos importados do Japão estão se estabilizando e não há o que temer em relação à radiação. “Se o primeiro ministro diz que está tudo bem, podemos confiar”, assegura. E se diz otimista porque o setor de food service no Brasil vem crescendo, principalmente nos últimos anos.
A especialista em chás, Minako Uehara explica os benefícios e diferenças dos diversos tipos de chá verdeEntre os produtos apresentados na feira, o destaque foi para as opções de chá verde, licores (de yuzu e ameixa) e variedades de saquês que prometem aumentar as cartas de bebidas de restaurantes e revendedoras do Brasil.
A empresa Ninki, especializada em saquês, aposta no lançamento de saquês produzidos sem adição de álcool (classificados como junmai). De acordo com a representante da Ninki, Megumi Osafune, o Binnaihakkou Sparkling, foi o que mais despertou a curiosidade dos visitantes. Trata-se de um saquê espumante fermentado na própria garrafa para preservar o gás carbônico da fermentação.
Essa foi a primeira vez que o evento recebe também a participação de chefs em palestras sobre a gastronomia oriental. O coordenador das palestras foi o chef Shin Koike, do Sakagura A1. As apresentações foram acompanhadas de degustação para que os visitantes pudessem provar um pouco da culinária japonesa contemporânea e tradicional.
Ingredientes na gastronomia contemporânea
O chef Flávio Miyamura, do restaurante Miya, apresentou o uso de ingredientes japoneses de uma forma contemporânea, com técnicas inspiradas na gastronomia ocidental. “Queria mostrar algo diferente e achei coisas diferentes naqueles sabores da cozinha japonesa que já conhecia desde criança”, disse.
O chef apresentou três receitas: carne de porco com missô acompanhada de acelga chinesa com molho de gergelim, espuma de wasabi e vieira temperada com missô desidratado acompanhada de purê de funcho.
“O missô desidratado (paramissô) tem uma textura crocante, diferente da pasta que já é encontrada facilmente no mercado, mas preserva o mesmo sabor”, explica Miyamura.
O gergelim foi usado no preparo de um molho agridoce para temperar a acelga chinesa – que apresenta crocância e sabor suave. O wasabi, em vez de temperar o sushi, passou a ser o protagonista de uma sobremesa: a espuma de wasabi preparada com creme de leite e açúcar.
Clique em uma das imagens abaixo para visualizar a galeria
Fotos: Rafael Salvador/JBC