Fontes termais para ver e sentir


Hakone (Tochigi)

Hakone tem fontes termais que abastecem diversas casas de banho e ryokans dos entornos. O Yumoto Onsen é um dos mais conhecidos da região e era bastante popular no período Edo (1603-1867). Está localizado no centro do Parque Nacional Fuji Hakone Izu, a 90 minutos de Shinjuku (Tóquio), por isso, é um excelente refúgio para aqueles que estão na capital.

Tamagawa Onsen (Akita)

Tamagawa Onsen tem a água mais ácida do Japão Tamagawa Onsen tem a água mais ácida do Japão

É conhecido como o onsen de água mais ácida do Japão. Está localizado no Parque Nacional Towada-Hachimantai, em uma área com vulcões ativos que emitem uma radioatividade rara que diz-se que tem efeitos positivos para a saúde, inclusive para prevenção e tratamento de câncer. A acidez da água é próxima ao pH 1 e pode causar incômodo para quem tem pele sensível, por isso, alguns dos termas corrigem o pH da água.

Manza Onsen (Gunma)

É uma área localizada a 1880 metros de altitude, na província de Gunma, que concentra diversos onsens. É divulgado que a água dos termas têm propriedades medicinais que melhoram o metabolismo e a circulação sanguínea do corpo.

O terma Nisshikan, por exemplo, é favorecido pela vista das montanhas e tem áreas externas que permitem uma experiência única para quem vai no inverno, já que entre dezembro e abril toda a região fica coberta de neve.

Jigokudani Monkey Park (Nagano)

Macacos da neve aproveitam o onsen para se aquecer no inverno Macacos da neve aproveitam o onsen para se aquecer no inverno

Não são só os seres humanos que sabem aproveitar os benefícios de uma fonte termal. Jigokudani é um vale rodeado de gêiseres que fica coberto de neve durante o inverno e está localizado no Parque Nacional Joshinetsu Kogen, ao norte da província de Nagano.

Ali, foi montado um onsen ao ar livre que é frequentado por macacos japoneses (conhecidos como “macacos da neve”). Como eles já estão acostumados com a presença de turistas, os animais agem naturalmente e interagem em seus bandos enquanto relaxam no onsen.

Esse comportamento foi passado de geração em geração entre os macaquinhos. Os primeiros macacos da neve começaram a frequentar o local porque eram diariamente alimentados ali e certo dia, um deles descobriu acidentalmente um onsen e logo os demais seguiram o seu exemplo. Para que eles não entrassem nos mesmos termas que os humanos, foi construída uma área reservada aos macacos.

Izu Shaboten Park (Shizuoka)

Onsen com água aromatizada para as capivaras do zoológico Onsen com água aromatizada para as capivaras do zoológico

Outro atrativo curioso é o onsen montado (no inverno) para as capivaras do zoológico Izu Shaboten Park, na cidade de Ito, em Shizuoka. Existem outros estabelecimentos que aderiram à ideia, mas o de Ito foi o primeiro a criar o atrativo no parque, há trinta anos.

Essa ideia surgiu por acaso, quando uma funcionária limpava a área das capivaras com água quente, durante o inverno, e viu que elas estavam se juntando em uma poça que havia se formado. O zoológico até incrementa o onsen das capivaras colocando limões e tangerinas para aromatizar o banho dos animais.

Clique em uma das imagens abaixo para visualizar a galeria

Páginas: 1 2 3