Venda de carros no Japão cai 35% em relação a 2010
O terremoto seguido de tsunami que atingiu o Japão em 11 de março afetou sensivelmente a indústria automobilística nacional. A venda de veículos novos no Japão foi de 437.599 unidades em março, uma redução de cerca de 35% em relação às 674.494 unidades vendidas em março de 2010. Na conta, foram incluídos carros, caminhões, ônibus e mini-veículos.
A categoria dos mini-veículos, muito populares no país, é formada pelos chamados “kei jidousha” (aproximadamente, “veículos leves” em português), definidos pela Associação de Mini-Veículos do Japão como veículos de dimensões máximas de 3,4 m (comprimento), 2 m (altura) e 1,48 m (largura).
O principal problema no momento é a falta de componentes, especialmente os que eram fabricados na região de Tohoku (nordeste), a mais atingida pelos desastres. As montadoras planejam reiniciar a produção a partir da metade de abril em regime parcial.
De acordo com analistas, existe também falta de motivação dos consumidores para a compra de carros novos, mesmo em regiões que não foram diretamente afetadas pelo terremoto e tsunami.
“A venda de carros estava melhor em relação ao começo de março do ano passado, mas caíram a partir da metade. É difícil, já que março geralmente é um mês movimentado”, disse um alto funcionário de uma distribuidora da Nissan ao jornal Asahi.