Japão e Austrália discutem acordos bilaterais

O primeiro-ministro japonês Shinzo Abe e sua contraparte australiana John Howard aceitaram iniciar as negociações sobre um acordo de livre-comércio bilateral no ano que vem.

“Nós precisamos levar em consideração áreas sensíveis, como o setor agrícola, para que possamos prosseguir com as negociações”, disse Abe aos repórteres. “Não terá sentido se nós não realizarmos algo que seja mutualmente benéfico”.

Mais tarde, o secretário-chefe do gabinete Yasuhisa Shiozaki disse que os dois líderes compartilham a visão de que o acordo fortalecerá os laços estratégicos de ambos os lados. “Ambos os lados tem total conhecimento dos das necessidades do outro”, disse Shizoaki, adicionando que a proposta de um acordo bilateral ” criará uma situação de vitória para ambos os lados”.

O acordo de livre-comércio irá assegurar suprimentos mais seguros de recursos, como carvão e minério de ferro para o Japão, enquanto indústrias japonesas poderão vender mais seus produtos, como carros e maquinaria.

Mas o governo japonês precisará enfrentar um sério entrave para aprovar o acordo. Grupos fazendeiros e setores do Partido Liberal Democrata fazem pressão para proteger a agricultura, especialmente arroz, da competição internacional.