Ninjas na Comic Con Experience 2016

Grupo Ashura mostra a arte ninja na Comic Con Experience 2016

Grupo Ashura mostra a arte ninja na Comic Con Experience 2016

O grupo Iga Ninja Ashura foi uma das atrações da Comic Con Experience de 2016 e fez apresentações de técnicas do ninjutsu nos dias 2, 3 e 4 de dezembro, na área Anime Experience.

Os ninjas japoneses Akihiko Tsunoda, Keisuke Hagiwara, Hirokazu Okazawa vieram para o Brasil a convite da Fundação Japão em São Paulo e mostraram as técnicas de defesa e os instrumentos mais usados pelos ninjas tradicionais da região de Iga.

Tsunoda contou que já participaram de eventos em diversos países como Itália, Rússia e Malásia para apresentar a arte do ninjutsu. Esta foi a segunda vez que estiveram em São Paulo (a primeira foi em 2015, para o Festival do Japão) e atraíram os olhares e a participação do público geek.

Estilo Iga, da província de Mie, preserva as técnicas tradicionais dos ninjas

Estilo Iga, da província de Mie, preserva as técnicas tradicionais dos ninjas


Com uma performance repleta de movimentos técnicos e rápidos, os integrantes do grupo mostraram habilidades únicas que só se alcança com muito treinamento. “Para chegar aqui, aprendemos diversas técnicas e é um caminho árduo na constante busca pelo aperfeiçoamento de cada uma delas” explicou Tsunoda.

Técnicas do ninjutsu podem ser aprendidas em centros de treinamento no Japão

Técnicas do ninjutsu podem ser aprendidas em centros de treinamento no Japão

O estilo Iga, da província de Mie, pode ser aprendido em centros de treinamento espalhados pelo Japão. A sub sede fica em Tokyo e também aceita estrangeiros, desde que saibam falar japonês fluentemente.

“Quando eu era criança, queria ser ninja porque era influenciado por mangás e animes. Depois, aprendi que ser ninja não era só aprender habilidades corporais”, disse Tsunoda ao explicar que:

“Ser ninja também inclui aprender ensinamentos de código de conduta”

Após cada apresentação, os ninjas japoneses abriram espaço para que a plateia pudesse testar suas habilidades com o shuriken e a zarabatana (fukiya).

Grupo Ashura na CCXP 2016

Saiba mais

.: Site Iga Ninja Ashura: worsal.com/ninja (em japonês)
.: Museu Ninja de Igaryu: www.iganinja.jp (em japonês)
.: Made in Japan: Qual é a diferença entre ninjas e samurais?

Você pode se interessar também por...