Tsutomu Nihei e convidados da JBC na Comic Con Experience

Kenichi Yamamoto, Yoshihiko Yamazaki e o autor do mangá Tsutomu Nihei participaram de painéis na CCXP

Kenichi Yamamoto, Yoshihiko Yamazaki e Tsutomu Nihei, autor do mangá Blame!, participaram de painéis na CCXP

O autor japonês Tsutomu Nihei veio ao Brasil para o lançamento do mangá Blame! com Editora JBC, durante a terceira edição da Comic Con Experience, de 1 a 4 de dezembro.

Junto com ele também vieram Kenichi Yamamoto, editor da Kodansha (responsável pelo lançamento dos mangás de Nihei no Japão) e Yoshihiko Yamazaki, produtor responsável pela adaptação do mangá para os longas animados Knights of Sidonia e Blame!.

Durante a visita ao evento, Nihei, Yamamoto e Yamazaki participaram de dois painéis com o público, um no estande da Editora JBC e outro no auditório Ultra. Eles falaram sobre o processo de criação dos mangás, mostraram detalhes da animação Blame! que será lançada no ano de 2017 pela Netflix e apresentaram detalhes inéditos do próximo trabalho de Nihei, o mangá Aposimz.

De arquiteto a mangaká

Tsutomu Nihei conta curiosidades das suas obras

Tsutomu Nihei conta curiosidades das suas obras

Antes de se tornar autor de mangás, Nihei trabalhou como arquiteto.  Em todas as suas obras é possível notar um traço profundo e engenhoso quando se trata de cenários. Essas características ficam evidentes com a presença de muitas escadarias, tubulações infinitas e prédios gigantescos.

Ele contou que não costuma seguir um ritmo metódico de criação como acontece com outros autores. “Quando percebo que os prazos de entrega estão se aproximando, paro em minha mesa de trabalho e me obrigo a elaborar alguma coisa”, brincou Nihei.

Suas obras são cheias de peculiaridades. Tanto em Blame! quanto em Knights of Sidonia é notável a infinidade de opções que são deixadas para a imaginação do público, principalmente em relação aos universos em que as histórias se passam. O mangaká deixou claro que essa característica torna os universos bem similares e disse que gosta de trabalhar com objetos gigantescos. “Isso acaba gerando situações parecidas. Neste momento ainda não posso afirmar que um universo pertence ao outro”, declarou.

Do mangá para a animação

O processo de adaptação para animações nem sempre envolvem a participação direta dos autores originais, mas no caso de Blame!, Tsutomu Nihei participa e presta atenção aos detalhes.

Yamazaki é responsável pela produção dos animes de Knights of Sidonia e Blame!

Yamazaki é responsável pela produção dos animes de Knights of Sidonia e Blame!

Yamazaki contou que na produção de Knights of Sidonia, Nihei participava de reuniões semanais com o diretor e com o roteirista da animação para acertar os detalhes da adaptação do mangá. Uma prova disso é a resposta que ele deu a um fã durante um dos painéis, explicando que os detalhes dos cenários não se perderão no filme.

“Não se preocupem quanto ao cenário. Ele continuará sendo bem detalhado. Será possível notar partes como encanamentos apodrecidos por todos os lados e, assistindo ao anime, você irá sentir a emoção da cena, assim como no mangá”

Com exclusividade para a CCXP, o produtor Yamazaki preparou um trecho de 2 minutos da produção de Blame! com cenas jamais vistas pelo público. Os participantes ficaram encantados com o trabalho e, é claro, ansiosos para o resultado final.

Cena inédita do anime Blame! que será lançado em 2017

Cena inédita do anime Blame! que será lançado em 2017

A data de lançamento do longa ainda está em aberto e segundo Yamazaki, mais de 70% do longa já está concluído. A primeira exibição de Blame! no Japão está prevista para julho de 2017 e, em seguida, cada país deve ter o seu tempo para fazer as adaptações necessárias com as legendas, por isso, possivelmente o longa deve chegar ao Brasil na próxima primavera. (acompanhe a Made in Japan para ficar por dentro das novidades ;) )

Tanto Nihei como Yamazaki pareceram muito felizes em saber que os mangás são bem recebidos no Brasil. “Fui surpreendido com a dedicação e seriedade dos brasileiros, diferente da visão que temos de que o Brasil é somente samba. Isso é muito bacana”, comenta Yamazaki.

Um pouco do que vem por aí

Nihei já está trabalhando na criação de um novo mangá, dessa vez voltado para o público mais jovem. Aposimz (Ningyou no Kuni) foi apresentado em primeira mão aos brasileiros o anúncio do lançamento (somente no Japão) e uma parte inédita do primeiro capítulo.

O autor Tsutomu Nihei apresentou a capa da sua próxima obra: Aposimz

O autor Tsutomu Nihei apresentou a capa da sua próxima obra: Aposimz

O mangá tem um estilo bem diferente das obras anteriores de Nihei. Segundo o autor, enquanto Blame! tem o preto e a escuridão como características predominantes, Aposimz é um novo desafio: “quero trabalhar com o tom mais próximo possível do branco”. Ele ainda contou que está gostando de trabalhar com esse conceito. “Me divirto trabalhando nesse estilo novo, com mais claridade no desenho e, por agora não pretendo voltar aos traços escuros”, declarou.

Nihei apresenta trechos do primeiro capítulo de Aposimz com exclusividade na CCXP

Nihei apresenta trechos do primeiro capítulo de Aposimz com exclusividade na CCXP

Os detalhes sobre Aposimz não foram revelados ainda, até porque Nihei revelou que apenas o primeiro capítulo está finalizado, mas estima-se que envolva um mundo onde as pessoas se tornem bonecos sem vida (daí o nome em japonês “Ningyou no Kuni” ou “País dos Bonecos”) . Podemos esperar um mangá de tirar o fôlego com o melhor estilo de ficção científica que sabemos ser a marca de Tsutomu Nihei.

Mais fotos de Tsutomu Nihei na CCXP

Clique na miniatura para visualizar a imagem completa

Para saber mais

.: Twitter oficial de Blame!: @blame_anime
.: Site Henshin: Onde comprar Blame!

Você pode se interessar também por...