A cultura japonesa na Comic Con Experience

Estande da editora JBC na Comic Con Experience de 2016

Estande da editora JBC na Comic Con Experience de 2016

A terceira edição da Comic Con Experience (CCXP) bateu o recorde de público somando 196 mil visitantes em quatro dias de evento, em São Paulo, ultrapassando as edições de San Diego e Nova Iorque. Com atrações do universo geek que vão de games a mangás, séries e animações, a CCXP contou com a participação de convidados nacionais e internacionais, incluindo artistas japoneses.

Ocupando 100 mil m² do pavilhão da São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, a área do evento ficou 80 % maior que a edição anterior e ganhou uma área só para a cultura japonesa: o Anime Experience.

Entre os convidados japoneses que participaram de painéis exclusivos, o mangaká Tsutomu Nihei (autor de Knights of Sidonia e Blame!) falou sobre sua carreira e seu próximo trabalho no Japão, o mangá Aposimz (Ningyo no Kuni) e o diretor Kozo Morishita, da Toei Animation, falou sobre as animações de Os Cavaleiros do Zodíaco e Dragon Ball Z.

A tão aguardada exposição das 12 Armaduras de Ouro dos Cavaleiros do Zodíaco foi concorrida nos quatro dias de evento, afinal essa foi a primeira vez que todas as armaduras foram apresentadas juntas fora do Japão.

Exposição das 12 Armaduras de Ouro dos Cavaleiros do Zodíaco

Exposição das 12 Armaduras de Ouro dos Cavaleiros do Zodíaco


O estande da Editora JBC também chamou a atenção dos visitantes da CCXP com a proposta de levar o cruzamento de Shibuya (bairro de Tóquio) para dentro do evento. A programação da editora ainda incluiu sessões de autógrafos com o mangaká Tsutomu Nihei, apresentações das bandas Gaijin Sentai, Senpai Old School e J-Rox, a distribuição de caricaturas em mangás e outras atividades que apresentaremos ao longo da semana.

Além disso, o grupo Ashura marcou presença com apresentações das técnicas ninjas da região de Iga (província de Mie), a convite da Fundação Japão em São Paulo.

Para o ano que vem já tem duas edições confirmadas no Brasil: a CCXP Tour Nordeste, de 13 a 16 de abril, e a Comic Con Experience, de 7 a 10 de dezembro, em São Paulo.

Concomitantemente, aconteceu a primeira Tokyo Comic Con no Japão, de 2 a 4 de dezembro, com nomes de peso como Stan Lee, da Marvel Comics e Jeremy Renner (ator de Os Vingadores) para celebrar a cultura geek e a influência das HQs americanas e os filmes de Hollywood no país.

Continue acompanhando a Made in Japan para ficar por dentro do que aconteceu na Comic Con Experience 2016.

Para saber mais

.: Especial Made in Japan: JBC na CCXP
.: Tokyo Comic Con : tokyocomiccon.jp

Você pode se interessar também por...