Exposição de oshibana

Caminho das Flores, de Elisa Akissue. O quadro é feito com rosas vermelhas e hortênsias

No fim de semana dos dias 5 e 6 de novembro a professora Alice Imai organizou a exposição de Oshibana com quadros, bijuterias e marca páginas feitos com flores e outros elementos da natureza.

Exposição de oshibana com quadros produzidos pela artista plástica Alice Imai e suas alunas

Exposição de oshibana com quadros produzidos pela artista plástica Alice Imai e suas alunas

A arte do oshibana consiste na técnica de prensagem de pétalas de flores que são dispostas uma a uma para ganhar novas formas. “É como se fosse um mundo dos sonhos. Você começa a fazer uma casinha e vai colocando o que quiser nela. Depois faz um lago e toda a paisagem em volta.”, comentou a professora Alice.

Na exposição, quadros com pétalas de cosmos ganhavam vida em forma de carpas coloridas, aves e paisagens. Além de pétalas, outros elementos da natureza como galhos, folhas e até frutas podem ser usadas nas composições sobre a tela.

A artista plástica Alice Imai trouxe a técnica do Oshibana-e para o Brasil

A artista plástica Alice Imai trouxe a técnica do Oshibana-e para o Brasil

“O quadro do café é o meu preferido. A base é feita com café que representa o lado amargo da vida e as pinceladas brancas são feitas de açúcar com farinha, que representa o lado doce da vida. São esses contrastes que estão na transitoriedade da vida, que podem ser representados pelas folhas que já estão quase estragando”, explicou Alice ao apresentar o quadro “Derradeira Beleza”.

Para a artista Keiko Okura, oshibana serve como uma terapia. “O contato com a natureza e a arte me ajudaram bastante em momentos difíceis”, disse. Ela conta que levou cerca de um mês para finalizar o quadro da arara e que não há satisfação maior que ver a arte finalizada.

Clique na miniatura para visualizar a imagem

Você pode se interessar também por...