Japão na SET Expo 2016

Durante a SET EXPO 2016, evento de negócios e de tecnologia para broadcast e novas mídias, empresas e profissionais discutem inovações técnicas, regulações e novos produtos do mercado audiovisual. Promovido pela Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET), o evento inclui o 28º Congresso de Tecnologia SET Expo e a Feira de Produtos Tecnologias SET Expo, reunindo representantes de 37 países e cerca de 16 mil visitantes no Expo Center Norte, em São Paulo.

Um dos destaques da feira é a tecnologia 8K, nova geração de TV em desenvolvimento no Japão, que vem sendo testada no Brasil desde 2013, por meio de parcerias da emissora japonesa NHK com a TV Globo.

CEO da NHK, Kouki Morinaga, recebe homenagem presidente da SET, Olímpio José Franco


Para celebrar essa parceria entre os dois países, na cerimônia de abertura do evento, a SET recebeu o ministro Assuntos Internos e Comunicações do Japão, Jiro Akama, e prestou uma homenagem ao CEO da NHK, Kouki Morinaga.

Graças a esse intercâmbio de experiências e novas tecnologias, parte das transmissões da Copa do Mundo de Futebol de 2014 puderam ser feitas em 8K. Já a Olimpíada do Rio foi o primeiro evento transmitido, no mundo, por radiodifusão terrestre lançando mão de modulação desenvolvida pela NHK especialmente para fazer caber imagens 8K e o áudio multicanal num único canal de TV. Para tanto, a Globo instalou transmissor e antena em sua torre de transmissão e, com a captação desses sinais no Museu do Amanhã, o público em geral pôde apreciar a nova tecnologia em desenvolvimento.

As perspectivas para o 8K no Japão e os esforços durante as Olimpíadas do Rio foram abordados em diferentes momentos em palestras e debates durante o congresso. No dia 31 de agosto, o diretor de engenharia da Globosat Lourenço Carvano apresentou em sessão interativa via web com a conferência de tecnologia International Technical Exhibition (ITE), que acontece em Yokohama, no Japão.

Durante a apresentação, Carvano falou sobre os principais desafios de engenharia para captura, tratamento e de transmissão dos Jogos Olímpicos de 2016, que teve 100% dos jogos transmitidos em canais online por meio do SporTV Play ou do aplicativo “SporTV Rio 2016”, e exibição pela TV em HD em 16 canais do SporTv, para assinantes.

O diretor explicou também que foi necessária a instalação de estruturas próprias para atender à demanda de todo o conteúdo transmitido tanto em equipamentos quanto em capital humano. “Foi um grande desafio e uma ótima oportunidade para mostrar que é possível”, comentou.

Ministro de Assuntos Internos e Comunicações do Japão, Jiro Akama, durante a abertura do SET Expo

TV Digital: 10 anos de parceria Brasil-Japão

O ano de 2016 marca os dez anos de parceria entre Brasil e Japão na adoção do sistema ISDB-T para a radiodifusão digital terrestre. Por isso, o ministro japonês, Jiro Akama, esteve presente na cerimônia de abertura do SET Expo.

De acordo com Akama, esta é uma relação de confiança e cooperação mútua que entra em uma nova fase com o surgimento de novas tecnologias. Desde 2006, outros 18 países adotaram o mesmo sistema japonês, incluindo países da América Latina, África e Leste Asiático.

“A transmissão dos Jogos Olímpicos foi uma grande oportunidade para testar e desenvolver novas tecnologias e nesse sentido espero que possamos trocar essas experiências do Rio para Tokyo”, ressaltou Akama acrescentando que as transmissões em 4K e 8K são uma grande aposta para os próximos anos.

Assista à entrevista com Jiro Akama


Fonte: Set TV

Mais sobre o SET Expo: www.setexpo.com.br

Você pode se interessar também por...