Dia da Montanha

Yasufumi Nishi/JNTO

Monte Fuji visto da cidade de Tsuru em Yamanashi

No Japão, este é o primeiro Dia da Montanha (Yama no Hi) oficialmente celebrado como feriado nacional. O feriado de 11 de agosto celebra tudo relacionado às montanhas no Japão.

O feriado japonês tem com o premissa uma cultura é baseada no Shintoísmo que por sua vez é inspirado nos elementos da natureza. E não é à toa que a montanha seja adorada pelos japoneses. Cerca de 70% do arquipélago ocupado por montanhas e picos. Sem contar que atividades como caminhadas, trekking e ski na montanha no inverno são populares no país.

Um dos símbolos do Japão, o Monte Fuji, por exemplo é considerado Patrimônio Cultural pela Unesco, e não um patrimônio natural, dada a sua importância simbólica nas artes e como referência ao Japão.

JNTO

Monte Aso, em Kumamoto


A data passou a ser feriado nacional em 2016, fazendo com o total anual de feriados do Japão subisse para 16. Entre outros, a lista de feriados inclui o Dia do Mar e o Dia do Verde.

Além da explicação poética sobre a data, esta também foi uma forma de aliviar as tensões do trabalho intenso, estimulando os trabalhadores a descansarem no feriado.