Dia do Mar no Japão

Templo Motonosumi inari, em Yamaguchi
Templo Motonosumi inari, em Yamaguchi

O Japão é um arquipélago formado por 6852 ilhas. Para um país cercado pelo mar, não é de se estranhar que haja um dia em comemoração e agradecimento a ele. Os mares que cercam o país foram importantes para o isolamento durante o período Edo (1600-1867). Algumas datas comemorativas da cultura japonesa são ligadas à natureza, como o Equinócio de Primavera e o Dia do Verde. Hoje, terceira segunda-feira de julho, é o Dia do Mar, ou “umi no hi”.

Praia Katsurahama, em KochiPraia Katsurahama, em KochiA data foi escolhida pelo ministro das comunicações Shozo Murata, em referência a uma viagem realizada pelo imperador Meiji. Em 1876, o imperador havia feito uma viagem de inspeção pelo norte do Japão a bordo de um navio construído na Escócia, o Meiji Maru. No dia 20 de julho, o imperador retornou a Yokohama e foi esse o dia escolhido para lembrar a importância do mar para o país. Apenas em 1995 a data entrou para o calendário oficial, como primeiro feriado nacional comemorado durante o verão.

Inicialmente, a data era 20 de julho, mas, a partir de 2003, uma medida nacional de incentivo à formação de feriados prolongados (Happy Monday System) estabeleceu a segunda-feira como dia alternativo.

Veja algumas fotos da costa japonesa.

Clique em uma das imagens abaixo para visualizar a galeria

Descubra Kagoshima


Mais em: kagoshima-trip.jp/drone

Você pode se interessar também por...