Teatro de bonecos Yumehina

foto Atsushi Ito pq

Única sucessora no mundo do mestre Hoichi Okamoto (Hyakki Dondoro), Michika Iida esteve no Brasil em duas apresentações de seu exclusivo Teatro Yumehina. As apresentações aconteceram nos dias 12 e 13 de março, no Teatro FECAP, localizado no bairro da Liberdade, em São Paulo.

No programa, a artista apresentou duas peças em cada dia. No primeiro, a abertura do espetáculo aconteceu com Rocka – A Mulher da Neve, seguida de Kaze – A Deusa do Vento e o Imperador Criança. No segundo dia, manteve a mesma peça na abertura, para em seguida encenar Keshin – A Encarnação.

Cena da apresentação Keshin

Cena da apresentação Keshin

O que é o Teatro Yumehina?

RockaO Teatro Yumehina representa a união de ‘Sonho’ (Yume) e ‘Bonecos’ (Hina) e, hoje, também é chamado de Teatro de Bonecos de Michika Iida. Em suas apresentações, Iida traz expressões cênicas ímpares com a presença de bonecos de tamanho natural confeccionados pela própria artista.

O estilo surgiu após anos de estudos e dedicação ao lado de seu grande mestre, Hoichi Okamoro, que criou o Teatro Dondoro, ou Hyakki Dondoro, na década de 70. Com o falecimento de Okamoro em 2010, Michika Iida tornou-se a única representante e sucessora do Teatro Dondoro, que tem como principal característica a utilização de bonecos em tamanho natural, que contracenavam com seu criador.

“Hyakki”, ou “espíritos sem limites”, representa a ideia de que “o boneco é um recipiente oco que recebe o espírito do ser humano”, explicou Iida ao citar o Mestre Okamoto.
Kaze
Embora o Japão apresente tradição em teatro de bonecos, Michiko explica as principais diferenças entre sua arte e as demais existentes no país, como o Bunraku.

“O estilo desenvolvido pelo mestre Hoichi Okamoto não pertence a nenhum outro gênero. Por exemplo, enquanto no Bunraku um boneco é manipulado por 3 pessoas, os meus são manipulados apenas por mim. Também no Bunraku, há o boneco, o recitador e o instrumento shamisen. No meu estilo, exceto em obras específicas, não há texto, somente música. Também no meu caso, não exerço somente o papel de manipuladora. Com o uso de máscaras, para que o corpo fique parecido com o boneco, contraceno com o boneco”.

Você pode se interessar também por...