Celebração da primeira cerimônia do chá

A primeira cerimônia do chá de 2015, no Brasil
A primeira cerimônia do chá de 2015, no Brasil

O Centro de Chado Urasenke do Brasil recebeu convidados para o tradicional Hatsugama no dia 11 de janeiro, no Buffet Colonial, em São Paulo, com apresentações da cerimônia do chá.

O Hatsugama é a cerimônia que marca a primeira vez que o braseiro é aceso no ano. Esta ocasião traz a primeira cerimônia do chá do ano e celebra a chegada do novo ano. “A cerimônia é feita, relembrando a época dos samurais, para comemorar a fartura das colheitas e fazer reverência aos Deuses”, explicou o praticante da cerimônia do chá Iuzo Takeda.

Durante a abertura do evento, o mestre Sokei Hayashi, presidente do Centro de Chado Urasenke do Brasil, explicou que a forma de caminhar, com as pontas dos pés para o centro, é a postura indicada nas cerimônias. “Mas, no Brasil, as pessoas naturalmente andam de uma forma mais aberta. E isso é bastante condizente com a cultura expansiva do brasileiro”. E já que está no Brasil, o mestre disse que busca se adaptar à essa forma mais aberta, mais à vontade de servir o chá.

Numa cerimônia, tudo tem um significado. Desde os movimentos aos objetos. Ao entrar na sala de recepção, o convidado já começa imergindo no chado (caminho do chá). “A porta de entrada tem pouco menos que um metro e isso faz com que a pessoa se abaixe, em sinal de humildade”, explicou Takeda.

Saiba mais sobre a história da Cerimônia do Chá, neste link.

Veja as fotos do Hatsugama de 2015

Clique em uma das imagens abaixo para visualizar a galeria

Fotos: Rafael Salvador/ Nikko Fotografia