Dia da Maioridade

Maioridade no Japão é alcançada a partir dos 20 anos
Maioridade no Japão é alcançada a partir dos 20 anos

O Seijin no Hi (成人の日) é um feriado que celebra o Dia da Maioridade no Japão. A segunda segunda-feira do ano é marcada por cerimônias por todo o país para desejar a chegada da vida adulta aos jovens que completam 20 anos entre 2 de abril do ano anterior e 1º de abril do ano corrente.

No Japão, a maioridade é alcançada aos 20 anos, quando os jovens passam a ter direitos e deveres de um adulto (podem votar, se casar, comprar bebidas alcoólicas…). As cerimônias também servem para conscientizar os jovens sobre as suas responsabilidades perante a sociedade.

Durante o Período Edo (1603-1868) a maioridade para os homens era atingida aos 15 anos e para as mulheres aos 13. Somente a partir de 1876 é que a vida adulta passou a ser considerada a partir dos 20 anos.

Até 1999, o feriado era celebrado no dia 15 de janeiro, mas com o estabelecimento do sistema Happy Monday (que transferiu feriados para segundas-feiras), o Seijin no Hi passou a ser comemorado na segunda segunda-feira de janeiro.

Neste dia, as meninas geralmente vestem um kimono estilo furisode (que tem as mangas longas), e os meninos o hakama ou haori (trajes tradicionais masculinos) ou ternos ocidentais. E depois das celebrações em templos e parques, os grupos costumam estender a festa em izakayas (bares japoneses).

Você pode se interessar também por...