Japão iluminado

Túnel de luzes com lâmpadas em formato de flores
Túnel de luzes com lâmpadas em formato de flores

Se no verão japonês, as noites são iluminadas pelo brilho dos inúmeros festivais de queima de fogos de artifício, no inverno, a vez é das luzes de LED. Decorações luminosas decoram as noites de inverno e pipocam para todos os lados, refletindo os ares natalinos.

Nessa época, a natureza já mostra indícios de que as cores de outono vão transformar as paisagens e é a vez das iluminações colorirem a paisagem.

Cada cidade ou bairro elabora a sua decoração com efeitos de cores e animações, mostrando que as influências da cultura ocidental está cada vez mais presente no país. Os personagens de destaque são sempre bonecos de neve, papai noel e renas. Como a população cristã no Japão não passa dos 2%, as referências das decorações natalinas dificilmente são voltadas para os preceitos religiosos.

Apenas para exemplificar, elencamos algumas das principais e mais aguardadas decorações pelo território japonês.

Kobe Luminarie

Kobe Luminarie
Kobe Luminarie

A decoração começou a ser feita na cidade depois do grande terremoto de 1995. A iluminação em ambiente tridimensional oferece aos visitantes um espetáculo arquitetônico com arcos e corredores iluminados no centro da cidade.

As mais de 200 mil lâmpadas pintadas à mão são alimentadas por energia gerada a partir de biomassa. A exibição de 2013 ficou aberta entre 5 e 16 de dezembro e foram contabilizados mais de 3 milhões de visitantes.

Tóquio

Decoração especial da Tokyo Tower
Decoração especial da Tokyo Tower

Todos os anos, Tóquio atrai ainda mais turistas com a programação de iluminação. Neste ano, a Torre de Tóquio tem uma programação especial em homenagem à nomeação da capital japonesa para sediar os Jogo Olímpicos de Verão de 2020.

A torre ficará iluminada com pontos coloridos, como um diamante e na parte central, ficará desenhado “2020”. Além disso, a tradicional decoração da torre inclui a iluminação interna do observatório, uma árvore de 12 metros de altura na entrada que recebe projeções de luzes a cada meia hora.

No distrito de Shiodome, a “Caretta Illumination” fica em exibição até o dia 25 de dezembro, com toda a exuberância do oceano de luzes de LED, da exposição chamada “White X´mas in the Sea”.

Considerando que Tóquio é uma das principais metrópoles do mundo, os pontos de decoração pela cidade são inúmeros, com destaque para Shinjuku, Ginza, Roppongi Hills, Tokyo Midtown, Odaiba, Tokyo Dome City e outros pontos turísticos.

Nabana no sato

O Nabana no Sato é parte do Resort Nagashima, em Mie
O Nabana no Sato é um complexo com jardins e estufas que fica no Resort Nagashima, em Mie

Nabana no sato, na província de Mie, é um show de iluminação e decoração. As instalações do parque complementam a beleza das luzes projetadas que são programadas para criar cenários animados. O túnel de flores de LED tem mais 200 metros comprimento e a grande árvore de sakura mostra a passagem das estações com a transição de cores, com a representação do Monte Fuji ao fundo.

Iluminação 3D do Castelo Osaka
Iluminação projetada no Castelo de OsakaIluminação projetada no Castelo de OsakaA decoração do Castelo de Osaka fica distribuída em três áreas do parque Ninomaru. Trata-se de uma “super iluminação 3D” que está programada até o dia 16 de fevereiro de 2014. A projeção no castelo dura cerca de dez minutos.

Você pode se interessar também por...