Exposição mostra cenas do desastre de março de 2011

Vista da cidade de Ofunato, na primavera de 2011
Vista da cidade de Ofunato, na primavera de 2011

Sobreviventes japoneses do desastre que atingiu a região de Tohoku, (nordeste do Japão), participaram de uma exposição que aconteceu durante o 16º Festival do Japão, em São Paulo. Três voluntários japoneses apresentaram fotos e vídeos exclusivos que retratam a devastação que ocorreu nas províncias mais atingidas. Yasuhiro Matsumoto, de Miyagi, Kayoko Owada, de Iwate e Kazuhiko Amano, de Fukushima vieram a convite da Federação das Associações de Províncias Japonesas no Brasil (Kenren).

O voluntário desse intercâmbio, Soichiro Yamamoto, explicou que o objetivo era fortalecer os laços e estimular a reconstrução das cidades. “Por mais que seja um tema pesado, eles têm vontade de transmitir a situação atual”, explicou. “Hoje essa região vive um período de reconstrução que parte do zero e caminha para o um (estágio primário). Já se passaram dois anos, mas ainda há muito o que ser feito nesse processo de recomeço”, destaca Yamamoto.

Yasuhiro Matsumoto vivia em Yuriage, a 700 metros da costa. No momento em que o tsunami invadiu a cidade, ele estava na sua casa e viu toda a destruição bem de perto. “Pensei que fosse morrer. Naquele momento, pude ver as outras casas da vizinhança sendo arrastadas. Fiquei com medo naquele momento, porque se a minha casa fosse arrastada, eu poderia morrer também”, contou. (leia entrevista no link)

Apesar de já terem se passado mais de dois anos desde o desastre, ainda há muito o que ser feito nas cidades. Matsumoto diz que acredita que pelo menos metade das pessoas que moravam nas regiões atingidas têm vontade de reconstruir suas cidades, mas já não tem mais vontade de morar perto do mar. Ao mesmo tempo, outra parcela da população quer voltar, “mas essa divisão de pensamentos também acaba atrasando o processo de reconstrução das cidades e, por isso, não dá para retornar”, analisa.

Clique em uma das imagens abaixo para visualizar a galeria

Você pode se interessar também por...