Mil pássaros de papel como símbolo de paz

Visitantes do mundo todo depositam dobraduras nas cabines da praça
A história dos mil tsurus remonta à lenda de que ao fazer mil dobraduras de papel em formato de grou (tsuru) um desejo seria realizado, mas a lenda ganhou repercussão no mundo todo pela associação com a história de Sadako Sasaki, uma menina que viu a bomba atômica explodir, há exatos 68 anos.

Sadako recebeu autorização especial para sair do hospital, para participar da formatura da escola
Sadako tinha apenas dois anos quando a cidade em que vivia foi atingida, mas só sentiu os efeitos da explosão nuclear dez anos depois, quando descobriu que tinha leucemia. A sua história comoveu o país e virou símbolo da luta pela paz e de vítimas inocentes da guerra.
No dia 6 de agosto, Sadako e sua família estava tomando café da manhã em casa, a dois quilômetros de onde a bomba foi lançada. Mesmo com o impacto da explosão, Sadako não havia se machucado naquele momento e continuou sua vida ao longo dos anos em que as cidades passavam por um processo de reconstrução.
Ela era uma menina dedicada nos estudos e participava até da equipe de atletismo da escola. No começo de 1955, foi internada no hospital e após uma série de exames, descobriu que tinha leucemia. Seus amigos da escola mantinham uma rotina para visitá-la no hospital (que tinha acabado de ser presenteado com mil tsururs feitos por estudantes de Nagoya para expressar o desejo de recuperação dos internos).

Monumento em homenagem à Sadako Sasaki, no Parque do Memorial da Paz, em Hiroshima
Um desejo aos mil pássaros de papel
Inspirada pela ideia de fazer um desejo aos tsurus, Sadako começou a produzir as dobraduras, pedindo pela cura. Mesmo com tanta dedicação, ela não resistiu e faleceu no dia 25 de outubro de 1956. No livro “Sadako e os mil pássaros de papel”, consta que ela conseguiu completar apenas 644 dobraduras e que seus colegas de escola completaram os mil tsurus e os enterraram com ela. Já no Museu do Memorial da Paz em Hiroshima, a exposição conta que ela terminou os mil e ainda fez alguns a mais, alguns tão pequenos que precisava da ajuda de uma agulha para finalizar.
Tristes com o acontecimento, os amigos de Sadako queriam homenageá-la com um monumento no Parque do Memorial da Paz, em Hiroshima. Para isso, lançaram um movimento por todo o Japão para arrecadar fundos e conseguiram a ajuda de mais de três mil escolas japonesas e internacionais.
Dois anos depois foi levantado o Monumento das Crianças à Paz, também conhecido como Torre dos Tsurus e até hoje, recebe dobraduras do mundo todo. O arco tem uma estátua de Sadako segurando um tsuru e traz uma placa com as inscrições:
Este é o nosso grito. Esta é a nossa oração. Para construir a paz no mundo”.
Clique em uma das imagens abaixo para visualizar a galeria
- O tsuru, ou grou, se tornou símbolo de paz
- Dobraduras de diversas partes do mundo são depositadas em cabines do Monumento das Crianças à Paz
- No alto do monumento, a estátua em bronze representa Sadako carregando um tsuru
- Conjuntos de mil tsurus são depositados nas cabines
- Montagens com tsurus pedem pela paz
- Dobraduras de diversas partes do mundo são depositadas em cabines do Monumento das Crianças à Paz
- Sob o arco tem um sino, com um tsuru dourado doado pelo físico nuclear Hideki Yukawa
- O Parque Memorial da Paz fica em Hiroshima. Ao fundo, está o Genbaku Domu, a cúpula da bomba atômica
- O Lago da Paz mantém a Chama da Paz que só deve ser apagada quando não existirem mais armas nucleares no mundo
- Foto da família Sasaki. Sadako está no direita ao lado do pai Shigeo e no colo de sua mãe Fujiko
- Sadako quando entrou na escola, em 1949/ Foto: Shigeo Sasaki
- Sadako está no centro, na primeira fileira, com a equipe de atletismo/ Foto: Tsuyoshi Nomura
- Sadako teve permissão para sair do hospital para participar da formatura da escola/ Foto: Tsuyoshi Nomura
Onde fica o Monumento das Crianças à Paz?
O Monumento das Crianças à Paz fica no Parque Memorial da Paz, na província de Hiroshima, que hoje é considerado um dos Patrimônios da Humanidade pela UNESCO (leia mais neste post).