Projeto compila fotos da região atingida por tsunami no Japão

O Instituto de Estudos de Desastres da Universidade de Tohoku, que fica na província de Miyagi, lançou um projeto para compilar fotografias e outros registros da área atingida pelo tsunami em 11 de março de 2011.

A proposta é reunir e preservar para o futuro informações sobre a vida dos moradores da região, inclusive o trabalho de reconstrução e o cotidiano em abrigos temporários.

A universidade tem parceira com a Agência de Ciência e Tecnologia do Japão neste projeto, que conta com colaboradores e moradores locais para a coleta de dados.

A universidade lançou um site para divulgar o projeto, pelo qual já é possível ver milhares de fotografias – clique aqui para acessá-lo (em japonês).

Para visualizar o mapa e as fotos, é preciso ter plugin do Google Earth instalado. No menu à esquerda da tela, está o nome das cidades. Ao escolher uma ou mais, o mapa à direita mostrará marcações em amarelo – cada uma representa uma foto.

Segundo o jornal Asahi, as fotografias foram feitas em fevereiro e março de 2012 em 15 cidades da costa nordeste do Japão.

Você pode se interessar também por...