Crise no Japão

Consulado conclui segunda missão de retirada de brasileiros em Miyagi

O Consulado Brasileiro em Tóquio divulgou nota confirmando a conclusão da segunda missão de retirada de brasileiros da província de Miyagi. Segundo a nota, a operação foi custeada pelo próprio consulado, sob a liderança da cônsul-adjunta Marcela Magalhães Braga em cooperação com o empresário Walter Saito, líder comunitário da cidade de Kamisato, em Saitama.

A missão foi composta por quatro veículos: dois ônibus de 28 lugares cada, um caminhão para bagagens e suprimentos e um furgão de apoio. O comboio partiu de Saitama na noite de sexta-feira rumo a Sendai. O comunicado destaca que, em nenhum momento, os veículos ultrapassaram o perímetro de 30 km ao redor da usina nuclear de Fukushima, estabelecido como limite de segurança por autoridades japonesas.

O consulado informou que algumas pessoas em Sendai desistiram de ir embora, uma vez que a situação na usina nuclear de Fukushima Daiichi está progressivamente sendo estabilizada, de acordo com as últimas notícias divulgadas na imprensa japonesa de que o sistema de refrigeração dos reatores está em processo de restabelecimento. Além disso, o fornecimento de água e luz na região está parcialmente restaurado.

A outra parte do comboio seguiu para Onagawa e Ishinomaki, áreas que sofreram mais danos provocados pelo tsunami. Foram retirados oito brasileiros que estavam em abrigos e três peruanos, que estavam hospedados por uma família brasileira que decidiu permanecer no local, já que sua casa ficou intacta.

No total, 14 pessoas foram retiradas. Elas serão levadas para a cidade de Kamisato, na província de Saitama, que fica na região metropolitana de Tóquio, onde terão alojamento provisório.

A nota informa, ainda, que os brasileiros em dificuldades decorrentes do terremoto e do tsunami de 11 de março devem entrar em contato com o consulado pelos seguintes telefones: 03-5488-5665 (a partir do Brasil, ligue 00-XX-81-3-5488-5665) e 050-6860-6242 (a partir do Brasil, ligue 00-XX-81-50-6860-6242). Porém, a preferência é pelo contato por e-mail: assistencia@consbrasil.org para evitar o congestionamento das linhas telefônicas.

Redação Made in Japan Redação do site Made in Japan
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Fonte: BCB (23/04/2024)
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