Livro traduz universo do sushi

DivulgaçãoPobres japoneses! Por causa da guerra, tinham que comer peixe cru! As escamas entrando em seus dentes e o cheiro pútrido da peixaria… Assim foi o primeiro contato – imaginário – do autor do livro “Sushi: sabor milenar”, Sérgio Neville Holzmann, com o universo do prato mais conhecido da culinária japonesa. Desde seu primeiro sushi, na década de 70, até o lançamento de seu livro, o autor pôde experimentar o prato em diversos países e de ter morado no Japão por três anos.

O livro do empresário da área de informática não traz receitas, faz-se um guia para a apreciação do sabor que se mistura à história do Japão e sua tradição. Traz uma breve história do sushi, com seu início passando pela técnica de conservar o peixe com uma camada de arroz. Depois, pelas comidas rápidas para a agitação de Tokyo em 1824. Sem negar sua visível paixão pelo Japão e pela tradição do sushi, o autor ainda fala sobre o sushi país e no Brasil, citando, por exemplo, a especialização nas terras orientais e a diversidade adquirida no ocidente para agradar os clientes.

Passa também pelo sushi original e sushi moderno, a escolha do restaurante. E, como não podia faltar, aborda os vários tipos de sushi, com nomes dos peixes em japonês, português e inglês e uma classificação-guia. Um capítulo é dedicado ao arroz e há outro para comidas do balcão, como mariscos, ovo, camarão, soja fermentada, entre outros. Agentes de sabor, como shoyu, wasabi e gengibre também são abordados. O sashimi não fica de fora, tendo seus segredos de apreciar um bom corte do peixe desvendados.

Há também sugestões de cardápio para iniciantes, iniciados e veteranos. Pratos exóticos e diferentes comentados, como o fugu, baiacu que tem forte veneno guardado no fígado.

Sushi: sabor milenar
Preço: R$ 34,90
Páginas: 180
Autor: Sérgio Neville Holzmann
Editora: Publifolha

Você pode se interessar também por...